segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Periodontite

Periodontite! A Periodontite é uma doença inflamatória que começa na gengiva e se estende para os tecidos superiores chamados do periodonto. É uma doença que popularmente recebe o nome de piorreia os ligamentos dos dentes podem ser afetados causando problemas incômodos que podem ser graves e comprometer a saúde do indivíduo. Nós fizemos uma pesquisa para te mostrar um pouco mais sobre esta doença e você confere aqui!

O começo da Periodontite está associado a uma inflamação que vai produzir algumas substâncias como as citosinas e prostaglandinas que recrutam células de defesa na tentativa de conter o avanço do agente infeccioso. Porém, quando o problema não é tratado acaba que a inflamação gengival começa a se alastrar e chega a parte óssea dos dentes constituindo um problema mais grave. A Periodontite pode causar modificação da posição dos dentes, sendo necessário depois do tratamento muitas vezes a utilização de aparelhos ortodônticos para a correção dos mesmos.
A doença está associada com a artrite reumatóide, doenças renais, osteoporose e etc. Porém, sua causa mais freqüente está relacionada com a falta de higiene adequada da região da boca.
A higiene bucal bem feita, com o uso de fio dental e escovação correto previnem a formação da periodontite e gengivite. Esta última pode culminar na primeira, e o problema deve ser tratado pelo dentista, que é o profissional que vai faze uma limpeza da área e prescrever medicamentos de combate a infecção, geralmente antibióticos. Os tratamentos também podem conter o uso de laser, raspagens e etc.
As deficiências nutricionais também podem causar a Periodontite, assim como o fumo que é inimigo número 1 da boca e pode causar problemas gravíssimos inclusive em outras partes do corpo, como a laringe, o pulmão, a língua, e muitos outros. O cuidado com a saúde da boca é realmente o procedimento mais eficaz para a prevenção da Periodontite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja super bem vindo. Faça comentários e participe do blog