quinta-feira, 10 de maio de 2012

É desenvolvido robô que anda sobre o trânsito

O Stompy seria a solução para o trânsito das grandes cidades
O que é o que é? Pesa mais de uma tonelada, tem 135 cavalos de potência e mede aproximadamente cinco metros?

Pode ser o seu novo meio de transporte!

Isso mesmo! Se você não aguenta mais o trânsito, um grupo de estudantes do Artisan Asylum, de Massachusetts, Estados Unidos, liderados por três instrutores podem resolver o seu – e o nosso – problema.
Editora Globo
O robô Stompy pode ser uma alternativa para o trânsito // Crédito: Artisan’s Asylum
 Eles estão construindo o Stompy, um robô de seis “pernas” que leva dois passageiros e pode andar por aí, inclusive, sobre o tráfego. O protótipo faz parte de um curso de quatro meses que ensina aos alunos como soldar, desenvolver sofwtwares e sistemas de controle. O objetivo é que os alunos, de idades que variam de 21 a 45 anos, construam o robô. São quatro turmas que vão trabalhar com diferentes subsistemas. Um grupo é responsável pelo motor, outro pelo sistema elétrico, sistema de controle e desenvolvimento das pernas.
 O sistema é controlado por força hidráulica e manipulado através de um computador. “Pense nele como seis escavadeiras trabalhando juntas”, disse Gui Cavalcanti, engenheiro de robótica e um dos instrutores do curso.

Editora Globo
Para se ter noção do tamanho do robô os alunos o compararam a um carro // Crédito: Artisan’s Asylum

A equipe ainda está tentando decidir como o “motorista” pode controlar o robô, mas de acordo com Cavalcanti a melhor solução é o uso de dois joysticks (controles como os de vídeo-game) um para controlar os movimentos (para frente e para trás) e outro para movimentar o compartimento dos passageiros independentemente das pernas.
Via Wired

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja super bem vindo. Faça comentários e participe do blog