quinta-feira, 10 de maio de 2012

Projeção em 3D pode “teletransportar” pessoas distantes

A invenção promete revolucionar as conversas virtuais
Se você sempre achou que o teletransporte do Star Wars era pura viagem do diretor George Lucas, pode estar enganado.

Pesquisadores do Laboratório de Mídia Humana, da Queen’s University, no Canadá, desenvolveram um sistema cilíndrico de transmissão de imagens que permite que pessoas em locais diferentes façam vídeo-conferências em 3D, dando a impressão que elas realmente estão frente a frente.

“Porque o usar o Skype quando você pode falar com uma imagem holográfica em tamanho real e 3D?”, diz o professor Roel Vertgaal, diretor do Laboratório de Mídia Humana.

Essa é a proposta do “TeleHuman”, com câmeras que filmam em vídeo 3D, as imagens capturadas são convertidas para o tamanho real permitindo que a pessoa ande em volta do TeleHuman e observe o outro em um ângulo de 360º.

Para conseguir esse efeito, Vertegaal e sua equipe usaram dez sensores do Kinect da Microsoft, um projetor 3D, quase dois metros de altura de acrílico translúcido para o cilindro e um espelho convexo.
Editora Globo
O TeleHuman permite enxergar a pessoa com quem se conversa em 360º

A equipe aproveitou a tecnologia desenvolvida para criar outro projeto, o BodiPod. O aplicativo apresenta um modelo de anatomia do corpo humano, interativo e 3D. O modelo pode ser explorado em 360º e, quando as pessoas se aproximam, podem usar gestos para retirar camadas de tecido e enxergar mais profundamente a anatomia do corpo humano. É possível ver músculos, órgãos e estrutura óssea do modelo. Com comandos de voz como “mostre o cérebro” ou “mostre o coração”, o corpo humano dá lugar apenas a parte do corpo que foi solicitada, que poderá ser observada em zoom.

Entenda melhor esse projeto:

 Via Dvice

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja super bem vindo. Faça comentários e participe do blog