quinta-feira, 10 de maio de 2012

Entenda porque o café sempre cai da sua xícara

Pesquisa revela que caminhar sem derrubar o café é praticamente impossível 
Editora Globo
Não adianta chorar o café derramado: a culpa é da física //Crédito ShutterStock
Derramar o café da xícara é tão comum que parece uma condição inerente ao ser humano. E talvez seja mesmo. Em uma pesquisa de tema bastante peculiar, cientistas da Universidade da Califórnia descobriram que, ao caminhar com uma xícara de café na mão, estamos indo contra a natureza de nosso corpo e, sim, derramar o café é praticamente inevitável.
Vários voluntários foram colocados em uma sala onde deveriam caminhar em diferentes velocidades com uma xícara na mão, tentando seguir uma linha reta traçada no chão. Enquanto uma câmera filmava, um pequeno sensor registrava o exato momento em que o café escapulia da xícara.
Com isso, os pesquisadores descobriram uma intrincada relação entre a biomecânica do movimento das nossas pernas, o design das xícaras e a baixa viscosidade do café. A dinâmica entre esses três elementos dá o veredicto: se você andar, o café vai cair. Em linhas gerais, isso ocorre porque as oscilações do líquido dentro da xícara possuem uma frequência que corresponde à movimentação das nossas pernas. À menor variação nos nossos passos, o café será derramado.

A pesquisa apresenta algumas soluções possíveis para acabar com esse incômodo fenômeno: colocar menos café na xícara; utilizar um recipiente mais estreito e longilíneo que as xícaras convencionais ou, por fim, começar andando devagar e só atingir a velocidade natural da caminhada depois de compreender como o ritmo do líquido está se comportando. As dicas não são lá muito úteis, mas o fato é que a pesquisa é fortíssima candidata ao prêmio Ig Nobel, iniciativa que elege os trabalhos científicos mais inusitados do planeta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja super bem vindo. Faça comentários e participe do blog