segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Metade das pessoas desiste da academia entre o 3º e 5º mês de aula

Metade das pessoas costuma desistir de praticar exercícios em academias, clubes e quadras entre o terceiro e o quinto mês de aula. Até o sexto mês, esse número chega a 65%.
Apenas 4% da população brasileira faz exercícios orientados nesses locais. Apesar disso, o número de academias cresce: em 2006, o país tinha 10 mil; hoje são mais de 25 mil.
Mas você não precisa estar matriculado em nada para começar a se mexer.

Comece devagar e saiba seus limites na hora de fazer uma atividade física

São vários os motivos que levam as pessoas a iniciar uma atividade física. A maioria realmente quer perder peso, mas também há as que pretendem ganhar massa muscular, força, resistência e flexibilidade.
Outros, além de melhorar o condicionamento físico, gostam da sensação de bem-estar que os exercícios proporcionam. E, por fim, existe o grupo dos hipertensos, diabéticos, cardíacos e indivíduos com colesterol e triglicérides altos, que buscam uma academia ou um lugar ao ar livre para melhorar a qualidade de vida.
 
Os músculos têm a cor vermelha porque são muito irrigados por sangue, que carrega oxigênio e nutrientes. Essa alta vascularização garante aos músculos um maior potencial de recuperação e regeneração se comparados aos tendões e ossos, que são brancos.
O melhor lugar para começar a praticar exercícios é dentro de casa mesmo. A dica vale principalmente para quem não tem tempo ou condições financeiras de frequentar uma academia.
Se você sentir dor após algum movimento, pare. Exercício que dói não faz bem para a saúde, nem na hora, nem depois. A dor pode ser um sinal de que você está exigindo demais do seu corpo, exagerando na carga ou na intensidade do exercício.
É bem diferente do incômodo que se pode ter após uma sessão de alongamento ou do cansaço decorrente de uma atividade. Portanto, fique atento à resposta que seu organismo dá.
Quando estiver seguro, faça exercícios coletivos, que são um incentivo a mais para quem está em busca de uma vida ativa. Isso porque eles têm um ritmo a ser seguido e proporcionam uma maior socialização. Você pode conhecer pessoas, fazer amigos e ser incentivado a continuar saudável.
Os exercícios de baixo impacto também são recomendadíssimos para quem está acima do peso e precisa se movimentar. E é importante variar as atividades, principalmente no começo, para que você não se canse e seu corpo não se acomode. Quanto mais músculos a atividade mover e quanto mais prazer ela trouxer, melhores resultados terá.
O pilates é uma mistura de conceitos e técnicas que promovem o fortalecimento e o alongamento dos músculos, além de ser um exercício completo, porque envolve a correção postural e a coordenação da respiração.
A atividade é indicada para pessoas acima de 9 anos e traz benefícios tanto para quem é sedentário quanto para os atletas. Além disso, tem vantagens para os idosos, pois recupera a elasticidade do corpo e previne o encurtamento dos músculos.
Evite falar durante o exercício para não atrapalhar respiração.

Para quem quer emagrecer, o ideal é praticar o exercício durante 45 minutos a 1 hora.

A melhor hora para se movimentar é quando a pessoa puder. O importante é manter esse compromisso e segui-lo à risca.
Para quem quer deixar de caminhar e começar a correr, o recomendado é o trote, que é o meio-termo entre os dois. O próximo passo, então, é a corrida.
A respiração é muito importante para não sentir dor na hora da atividade. Indivíduos que passam muito tempo parados podem ter um desconforto maior no começo. Por isso, é preciso ir com calma.
A melhor idade para ganhar massa muscular é até os 30 anos de idade, mas todas as faixas etárias precisam se mexer.
Andar ou pedalar ao ar livre é melhor que em ambientes fechados. E, mais do que ter um tênis adequado, as pessoas precisam fazer fortalecimento muscular. Agachamentos e exercícios adutores e abdutores são essenciais para evitar lesões.
Alongamentos também são necessários para aumentar a flexibilidade e evitar o encurtamento dos músculos.
Atividades de alta intensidade e curta duração garantem um alto gasto calórico e são indicadas em programas de emagrecimento. Mas esse tipo de exercício é bom para pessoas já treinadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja super bem vindo. Faça comentários e participe do blog