sexta-feira, 15 de julho de 2011

Aprimoramento do SUS é debatido na 9ª Conferência de Saúde



Um amplo debate sobre as melhorias no Sistema Único de Saúde (SUS) marcou o segundo dia de atividades da 9º Conferência Municipal de Saúde de Aracaju. Nessa quinta-feira, 14, as discussões lotaram o auditório do Hotel Parque dos Coqueiros, na Orla da Atalaia. Durante o debate, líderes de movimentos sociais, representantes do poder público, profissionais da saúde e servidores, reafirmaram a importância do comprometimento com a saúde pública.
O secretario estadual de Saúde, Antônio Carlos, compôs o eixo temático ‘Gestão do SUS´, respondendo várias dúvidas da população. Ele avaliou como satisfatórias as atividades da mesa na 9º Conferência. Esse evento promovido pela Secretaria Municipal de Saúde é uma oportunidade ímpar de sensibilizar usuários do Sistema Único de Saúde junto aos profissionais que coordenam e de fato produzem o SUS, avaliou o secretário.
A representante do Ministério da Saúde, Kátia Souto, falou sobre as ‘Políticas de Saúde e Seguridade Social´. Ela salientou as novas conquistas do Sistema e disse que esses são pontos fundamentais para que a saúde pública seja mais eficiente. Informar os cidadãos sobre os seus direitos é fundamental para que as novas conquistas do SUS surtam efeito. Assim, é preciso divulgar essas conquistas como, por exemplo, o direito da mulher escolher um acompanhante para assistir ao parto, destacou a representante do Ministério da Saúde.
Participação popular
O envolvimento de cidadãos é fundamental para a implantação de melhorias na saúde pública. Por isso, líderes de movimentos sociais e moradores estiveram presentes discutindo ações e iniciativas. Valmir dos Santos, integrante da Central única dos Trabalhadores (CUT), acredita que o SUS necessita de mais agilidade e melhorias em seu financiamento.  O evento é uma oportunidade de se contribuir para uma prestação de qualidade, dialogando com gestores e lideranças, afirmou Valmir.
Atividades
À tarde, foram realizados debates com os temas: ‘A Seguridade Social Brasileira e o SUS: princípios e diretrizes´; ‘SUS Patrimônio do Povo Brasileiro: de todos para todos´; ‘Participação popular dos diversos segmentos e sujeitos sociais no SUS´; ‘Comunicação, Educação e Informação como instrumentos de fortalecimento da participação popular no SUS´; ‘Relação do Controle Social do SUS com outras instâncias de Controle e outros temas´.  O evento prossegue até a p´roxima sexta-feira, dia 15.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja super bem vindo. Faça comentários e participe do blog