sexta-feira, 22 de julho de 2011

Casos de hepatite C têm aumento de 255%

A vacinação é uma das maneiras mais seguras e
eficazes de obter proteção contra a doença. Contudo,
o SUS disponibiliza imunização apenas para o vírus
da hepatite B
ALANA ANDRADE (12/05/2011)
A partir de agosto, o Ministério da Saúde irá oferecer exames rápidos para a detecção da hepatite B e C
Com o objetivo de agilizar o diagnóstico e o tratamento de hepatite dos tipos B e C em todo o País, o Sistema Único de Saúde (SUS) passa a oferecer, a partir de agosto, testes rápidos para a detecção da doença. Em Fortaleza, de 2007 a 2010, houve um crescimento de cerca de 255% no número de casos do tipo C da doença, segundo dados do Sistema de Notificação de Agravos (Sinan).

Os exames, cujos resultados sairão em 30 minutos, serão disponibilizados inicialmente nos Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA´s) das Capitais brasileiras. Em Fortaleza, a equipe do CTA Carlos Ribeiro irá passar por um treinamento de capacitação para a realização dos testes no próximo mês, contudo não há previsão de quando o serviço estará disponível.

Embora os números de 2010 ainda não estejam fechados, as notificações da hepatite tipo C saltaram de 65 para 231 nos últimos três anos em Fortaleza. Os casos de hepatite B também cresceram neste mesmo período, saindo de 119 notificações em 2007 para 231 em 2010, um aumento de 94,11%. O cálculo de casos do tipo B da doença no ano passado em Fortaleza também não está concluído.

O diagnóstico precoce, possível com a realização do teste rápido, ajuda a evitar a transmissão da doença e amplia a eficácia do tratamento.

"O teste é muito importante porque imediatamente as pessoas que tiverem o resultado positivo poderão ser tratadas e mais rápido será a locação de recursos para o tratamento. A hepatite é uma doença que tem cura, então quanto mais cedo for diagnosticada maiores as chances de cura", explica a coordenadora do CTA Carlos Ribeiro, Fátima Salgueiro.

Atendimento

Hoje, os resultados de diagnóstico de hepatite B e C levam de dez a 20 dias para ficarem prontos. De janeiro a junho de 2011, foram solicitados cerca de 1.890 exames de triagem para os tipos B e C da doença no CTA de Fortaleza.

Já no Laboratório Central de Saúde Pública do Ceará (Lacen), onde é feita a confirmação do diagnóstico, foram realizados neste ano 44.577 exames para hepatite A, B e C, uma média de 7.429 por mês. Os números abrangem a Capital e os municípios de Juazeiro do Norte, Crato, Tauá, Senador Pompeu e Icó.

Para a realização do teste rápido é necessário apenas uma gota de sangue do paciente. Como os exames disponibilizados são de triagem, aqueles que apresentarem resultado positivo para hepatite B ou C serão encaminhados para a rede de saúde a fim de que o diagnóstico seja concluído.

Os pacientes que passarem pelo teste receberão aconselhamento antes e depois do exame.

Uma das maneiras mais seguras de se proteger contra a doença é por meio da vacinação. No entanto, o SUS disponibiliza apenas imunização contra a hepatite tipo B. Assim, a população deve procurar as clínicas particulares para obter as demais vacinas relacionadas à patologia.

Fique por dentro 
Transmissão
Hepatite é o termo usado para a doença de infecção no fígado que pode ser causada por medicamentos, vírus ou consumo excessivo de bebidas alcoólicas. Os tipos B e C são os mais preocupantes. O vírus da hepatite B (VHB) é transmitido quando o sangue contaminado penetra na corrente sanguínea. O VHB pode ser encontrado no sangue, na saliva, no sêmen, na secreção vaginal, no fluxo menstrual e no leite materno. Perda de apetite, febre, urina de cor marrom escura e olhos e peles amarelados estão entre os sintomas. Já a hepatite C, na grande maioria dos casos, não apresenta sinais na fase aguda ou, se ocorrem, são semelhantes aos de uma gripe. A hepatite C pode ser contraída pelo contato da pele, sangue e mucosas com a secreção corporal de alguém portador do HCV.

REGINA PAZ

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja super bem vindo. Faça comentários e participe do blog