quarta-feira, 6 de julho de 2011

Tratamento da Artrose

TRATAMENTO DA ARTROSE

O que leva um paciente com artrose a procurar um médico é a dor articular e a perda da sua função, ou seja, a limitação de seus possíveis movimentos.
Como na maioria dos casos a doença é uma parte do processo de envelhecimento, porém, pode ocorrer em jovens e o melhor tratamento é o Preventivo.
Para determinarmos o melhor tratamento para este doente, é necessária uma avaliação especializada, que analise dois fatores:
Articular uma ou mais articulações envolvidas, estruturas ao redor comprometidas, grau de lesão na articulação, instabilidade, inflamação, restrição ao movimento e incapacidade.
Individual- grau e impacto da dor, aspectos afetivos, nível de incapacidade, nível socioeconômico, qualidade de vida, expectativas e conhecimento da doença.

Os principais objetivos do tratamento da artrose são:
 Educação do paciente,
 Controle da dor,
 Melhora da função,
 Melhora da qualidade de vida,
 Prevenção da progressão da doença.
TRATAMENTO MEDICAMENTOSO ORAIS:
1. Analgésicos comuns- Muito utilizados, eles têm a vantagem de serem baratos, eficazes e com o mínimo de efeitos colaterais. É a primeira escolha na dor leve a moderada. Exemplos- Paracetamol e dipirona.
2. Analgésicos potentes- Os derivados do ópio, são necessários quando a queixa é crônica (mais de 6 meses) e muito incapacitantes (quadril). São eles: tramadol, codeína, oxicodona, morfina e metadona. Nestes casos, os efeitos colaterais indesejáveis como a constipação, náuseas, vômitos, tontura, sonolência, confusão mental podem acontecer principalmente nos idosos.
3. Antidepressivos- São utilizados em doses baixas, na artrose crônica associada com distúrbios de sono e de humor. Os mais utilizados são a amitriptilina, nortriptilina e a imipramina.
4. Antiinflamatório Não-Hormonais (AINHS) - São muito eficazes nos sintomas da artrose. Porém, o uso contínuo e sem supervisão médica, pode levar à complicações sérias como: refluxo, gastrites, úlceras no estômago ou duodeno, alterações no fígado, retenção hídrica, insuficiência renal, hipertensão arterial, alterações nos glóbulos vermelhos do sangue, entre outros. Os mais utilizados são: diclofenaco sódico, naproxeno, ibuprofeno, nimesulida, indometacina, meloxicam, etc…
5. Corticóides- Não são freqüentemente indicados nestes casos devido aos seus efeitos colaterais.

CONDROPROTEÇÃO
Tem ação lenta no controle da dor, sua ação se inicia após 4- 6 semanas de uso.
Sulfato de Glucosamina- é um aminoácido e faz parte da base proteica da cartilagem.
Sulfato de Condroitina- também é um aminoácido que faz parte da base proteica da cartilagem.
Diacereína-é um lipídio solúvel. Pouco eficaz na dor articular.
Cloroquina- atualmente é muito usada no controle da dor da artrose erosiva das mãos.
Abacate e Soja- Fitoterápico com o extrato do abacate e da soja.
Antibióticos- a doxiciclina é o mais utilizado.

A medicação mais indicada no seu caso é aquela que foi indicada pelo seu médico.

USO TÓPICO
Algumas medicações podem diminuir a dor quando aplicados no local, através de spray, cremes, gel ou patches (adesivo que grudam na pele e liberam a medicação). Os mais utilizados são os AINHS.
INFILTRAÇÃO ARTICULAR
Na dor aguda da artrose, ou seja, quando a articulação está apresentando sinais de inflamação (inchaço, vermelhidão e aumento de temperatura) pode ser necessário fazer um agulhamento com retirada do líquido associada com aplicação de corticóide. Há um grande alívio da dor, o que faz o paciente sempre querer repetir. Quando isto acontece, a repetição do procedimento pode alterar as estruturas ao redor da articulação e piorar a incapacidade e a dor em longo prazo.
Já a infiltração com ácido hialurônico tem demonstrado melhora significativa da dor e tem como alvo a suplementação da cartilagem; os casos leves e moderados são os que apresentam melhores resultados.

REABILITAÇÃO
Visa o alívio da dor, a contratura muscular, melhorar a amplitude do movimento da articulação e recuperar ou prevenir a atrofia muscular.
O Fisiatra avalia o paciente como um todo e determina qual o tratamento mais adequado para cada doente. Entre as terapias que podem ser utilizadas, temos:
1. Fisioterapia- Utiliza meios físicos para diminuição da dor com calor superficial (forno de Bier, infravermelho, parafina) ou calor profundo (ultrasson, microondas e ondas curtas) ou eletroterapia (TENS e corrente russa) ou crioterapia (uso de gelo). A fisioterapia utiliza exercícios terapêuticos chamados de cinesioterapia, para melhora do encurtamento muscular, fortalecimento e melhora da amplitude de movimentos. Com estes exercícios, pode ser feita a Reeducação Postural Global das posturas viciosas que o paciente tem. A fisioterapia estabelece treinos de equilíbrio de marcha com ou sem meios auxiliares (bengalas, muletas, andadores, etc…).
2. Terapia Ocupacional- Em casos de mãos ou outras artroses mais graves a terapia ocupacional auxilia na recuperação da função perdida.
3. Psicoterapia- Em casos crônicos em que a depressão está associada.

 EDUCAÇÃO DO PACIENTE
A educação dos pacientes e seus familiares é essencial para a volta do paciente à sua rotina.
Os pacientes com apoio familiar são mais otimistas com o resultado do tratamento.
As deformidades causadas pela artrose crônica limitam o paciente nas atividades diárias, levando a uma baixa auto-estima e mudando de atitude com o ambiente que o rodeia, dificultando assim, o convívio familiar e social.
Para haver uma melhora deste quadro depressivo, o Fisiatra orienta o paciente sobre o que é a doença, quais os principais medicamentos que podem ser utilizados e quais as melhores terapias e exercícios para cada caso específico.
 
ACUPUNTURA
Tem efeitos benéficos na analgesia e até na movimentação da articulação.
 
Ombro direito Dag Vulpi após cirurgia
CIRURGIAS
Há vários tipos de cirurgias para o tratamento da dor na artrose, mas a que vai trazer maior benefício para o paciente é a artroplastia total da articulação.
As indicações de cirurgias são para pacientes com as seguintes características:
1. Dor persistente e intensa mesmo com o tratamento medicamentosos e de reabilitação
2. Diminuição do movimento articular.
3. Perda de função e qualidade de vida.
4. Alterações nas articulações ao redor e nas compensatórias.

RECOMENDACÕES GERAIS:
1. Evitar subir e descer escadas.
2. Evitar ficar na mesma posição (em pé ou sentado) durante muito tempo.
3. Usar calçados adequados para absorver o impacto da marcha.
4. Adequar as atividades diárias à capacidade funcional do paciente, incluindo em sua rotina, tarefas que o ajudem a se sentir útil e recuperar a auto-estima.
5. Corrigir defeitos e amenizar vícios posturais.
6. Fazer controles hormonais.
7. Repouso para aquela articulação comprometida de 30 minutos, 4 vezes por dia.
8. No casos de crise aguda, a carga deve ser diminuída naquela articulação para não causar mais dano articular.
9. Evitar o aumento de peso e quando necessário, perder peso.
10. Atividade física orientada pelo seu Fisiatra. Geralmente as mais indicadas são a hidroginástica, natação e ciclismo.

Consulte o Médico Fisiatra para orientação do tratamento medicamentoso, fisioterápico e da atividade física mais indicada para seu caso e qual o momento certo para cada uma delas!!!

Enviado em Tratamento da Artrose | Nenhum comentário »

Artrose é doença de idoso?

Escrito por Thais Saron em 26 26UTC Março 26UTC 2009

A artrose ou osteoartrose ocorre em 90% dos indivíduos a partir dos 40 anos, mas pode acontecer em indivíduos mais jovens que tiveram um trauma no local, infecção e sobrecarga na articulação (excesso de peso ou movimentos repetitivos com impacto como nos atletas). Pode ser genética também.
A artrose é um processo anormal entre a destruição e a regeneração da articulação, ou seja, há mais destruição.
A articulação ou cartilagem é constituída de água e uma matriz protéica (conjunto de proteínas).

Quando há um desequilíbrio nestes constituintes, a destruição da cartilagem é maior que a reparação, causando a osteoartrose. Este desequilíbrio é comum acontecer com os idosos devido ao processo de envelhecimento natural que gera desidratação e perda de proteínas.

É uma doença crônica, insidiosa (começa aos pouquinhos) e sem comprometimento sistêmico de outros órgãos. Afeta as articulações periféricas(mãos, joelhos, ombros, tornozelos, cotovelos) e axiais(coluna e quadril).
A artrose das mãos apresenta nódulos em suas articulações que são chamados de Nódulos de Heberden (distais) e Bouchard (mais próximas das mãos).
A Rizoartrose é a artrose localizada na base do polegar e é freqüente em pessoas que utilizam muito o movimento de pinça como costureiras e cabeleleiros. Algumas atividades rotineiras podem piorar a deformidade das mãos como esfregar roupas com a ponta dos dedos, tricotar, fazer crochê, etc…

Os sintomas da artrose são dor, diminuição da amplitude de movimento da articulação, inchaço, vermelhidão e até aumento de temperatura local. O diagnóstico é feito através da história e sintomas do paciente e pode ser confirmado pelos exames de Raio X. A tomografia computadorizada pode ser utilizada para diagnóstico e para avaliação cirúrgica, quando necessário.
As pessoas que apresentam maior risco para desenvolver artrose:
 obesos
 pacientes que sofreram traumatismo articular (entorse, fraturas, luxações),
 alterações hormonais específicas,
 esportistas que sofrem microtraumatismos de repetição (vôlei, futebol, basquete), esportistas de desaceleração (saltos),etc…
As pessoas que fazem parte do grupo de risco devem iniciar precocemente um tratamento preventivo, evitando ou minimizando a sintomatologia desagradável da patologia, a qual em fase avançada é traduzida por dor e incapacidade funcional.
A Prevenção pode ser feita através das seguintes medidas:
• Perda de peso,
• equilíbrio e controle hormonal,
• orientação esportiva correta,
• uso de calçados adequados e
• correção de posturas.
Se você apresenta o sintomas da artrose ou está no grupo de risco, procure um Médico Fisiatra para uma avaliação, diagnóstico e tratamento correto. Assim, você poderá curtir sua terceira idade com mais qualidade de vida!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja super bem vindo. Faça comentários e participe do blog